terça-feira, 4 de abril de 2017

GINCANA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS


EEMV Edimar Martins da Cunha
Gincana de Linguagens e Códigos


Salve Guimarães Rosa!
100 anos de história.


Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...
Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos...
Essa... a alegria que Ele quer”
- Guimarães Rosa



Objetivo geral: Estimular habilidades em linguagens e códigos com foco na leitura e escrita em língua portuguesa.
Objetivos específicos:
Identificar a prática da pesquisas;
Conhecer obras e biografias de escritores escolhidos;
Desenvolver a prática da cooperação por meio da competição;
Desenvolver habilidades artísticas e culturais;
Conhecer e identificar diversos gêneros textuais;
Trabalhar elementos da língua e cultura hispânica;
Desenvolver atividades e habilidades em educação física;
Descobrir os talentos literários da escola.


Da participação e composição das equipes

Art. 1º A cada tarefa realizada será atribuída uma pontuação específica que irá variar de acordo com o grau de dificuldade.
Art. 2º A gincana será executada em duas etapas, a primeira acontecerá em sala com disputas internas (alunos da mesma turma) e a segunda será realizada disputas externas entre os anos (1º, 2º e 3º).

Art. 3º As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.


Das Inscrições

Art. 4º As inscrições das equipes será feita em março de 2017, nas dependências da escola(Multimeios); sendo que cada equipe inscrita deverá apresentar uma comissão responsável formada por professores e alunos.

Art. 5º Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes da comissão, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.


Do regulamento
Da organização
Art. 6º Quando necessário todas as equipes deverão contribuir para o bom desempenho das atividades de suas concorrentes;
Art. 7º A equipe deverá escolher um professor e um alunos para serem os líderes da turma, onde somente estes poderão reivindicar ou protestar algo relacionado as tarefas.
Art. 8º As turmas deverão confeccionar uma faixa com o nome da equipe e estar identificadas com a cor escolhida previamente. (ponto extra - 30)
Art. 9º As tarefas que exigem produções deverão ser redigidas e entregue uma cópia para cada jurado;
Art. 10º As equipes poderão ser penalizadas pelas seguintes ações: vaias, agressão verbal e física, participação inadequada e descumprimento do regulamento;
Art. 11º As dúvidas referentes a este regulamento serão sanadas pela equipe organizadora;


Das tarefas
Art. 12º Os professores de Ed. Física e Língua estrangeira deverão auxiliar todas as equipes nas provas destinadas ao seu campo de conhecimento;
Art. 13º As tarefas deverão ser executadas a partir do cronograma divulgado no dia 28 de março de 2017;
Art. 14º A divisão das equipes na primeira etapa será realizada através de sorteios, e na segunda etapa as turmas disputarão entre si.
Art. 15º Cada livro adquirido para a primeira tarefa terá uma pontuação específica de acordo com seu gênero (literário = 2 pontos) (outros = 1 pontos)
Art. 16º A tarefa relacionada aos gêneros literários será divida através de sorteio (8 gêneros textuais entre os subgrupos); os alunos deverão pesquisar e apresentar (aula de português previamente agendada) o gênero sorteado, expor suas características, apresentar um texto interessante do gênero e uma produção autoral. OBS: Poderão ainda utilizar as mídias digitais.
Art. 17º A prova de língua estrangeira deverá obedecer o tempo de 3 à 5 minutos, podendo ser penalizada caso ultrapasse;
Art. 18º A prova relacionada a homenagem do centenário de Guimarães Rosa deverá obedecer alguns critérios: Tempo de 3 à 7 minutos de execução e uma quantidade mínima de participantes (10 pessoas).
Art. 19°Na prova de arrecadação de livros NÃO poderão constar na lista: livros infantis, livros com carimbo desta instituição (Edimar Martins), livros deteriorados e livros didáticos.
Art. 20º O portfólio elaborado pelas turmas serão analisados criteriosamente por uma comissão examinadora;
Art. 21º A prova do SPAECE será composta por 10 questões objetivas de língua portuguesa. A equipe que acertar o maior número de questões acumulará 100 pontos, as outras duas equipes receberão 50 pontos pela participação.
Art. 22º As equipes receberão previamente as instruções para a prova do soletrando;
Art. 23º As equipes poderão utilizar instrumentos musicais na PROVA DA PARÓDIA, ficando sob suas responsabilidades a aquisição dos mesmos.


TEREFAS:

1- Arrecadação de livros;
2-Criação de poemas;
3-  Confecção de portifolio;
4- Gêneros textuais;
5- Esporte é Saúde
6- Língua estrangeira;
7- SPAECE;
8- Homenagem ao escritor (Guimarães Rosa);
9- Soletrando;
10- Arte;
11- Dramatização;
12- Recontando contos;
13- Paródias;
14- Quiz

OBS: As explicações de cada prova está no flanelógrafo da escola. Procure o professor responsável por sua turma e inicia já as atividades!!!  


Da premiação
Art. 24º A escola irá premiar a equipe nas colocações:
- Passeio de lazer (A decidir) + 2 pontos em 3 disciplinas (a escolha do aluno)
- 2 pontos em 3 disciplinas (a escolha do aluno)
- 2 pontos em 3 disciplinas (a escolha do aluno)
 




 Elaboração e Realização:
Multimeios: Erinaldo Freitas
LEI: Mikaelle Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário