Turma: 3º B / Prof. Siara Oliveira / Disciplina: Química
O experimento teve como objetivo investigar e identificar transformações químicas.
Este experimento mostra a decomposição do peróxido de hidrogênio catalisada por iodeto de potássio. Peróxido de hidrogênio (H2O2) se decompõe em água e gás oxigênio, mas normalmente a reação é lenta para ser facilmente percebida ou medida.
O Íon iodeto de iodeto de potássio age como um catalisador - ele acelera a reação sem ser consumido no processo de reação.
Oxigênio rapidamente deixa o sistema causando forte espuma do detergente, de forma a espuma explode para fora. Vapor saindo da espuma mostra que a reação é exotérmica (libera calor). Quantidades mínimas de iodo estão sendo liberados e podem ser detectados por sua cor, se o experimento é feito sem corantes.
A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), que é uma substância que lentamente sofre a seguinte reação de decomposição:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)
No entanto, quando acrescentamos o iodeto de potássio, ele funciona como um catalisador dessa reação, acelerando a decomposição da água oxigenada por meio do íon iodeto, conforme as equações abaixo representam. Veja que ele não participa da reação, mas é regenerado no final dela:
H2O2 + I- → H2O + OI-
H2O2 + OI-→ H2O + I- + O2
H2O2 + OI-→ H2O + I- + O2
A espuma é um tipo de coloide em que um gás, nesse caso o oxigênio, fica disperso em um líquido, sendo que há um grande número de bolhas de gás espalhadas em uma superfície líquida e separadas por uma fina película de líquido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário