terça-feira, 12 de maio de 2015

PROJETO RÁDIO ESCOLA

EEM VEREADORA EDIMAR MARTINS DA CUNHA
Caio Prado – Itapiúna - Ceará

PROJETO RÁDIO ESCOLA

IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Rádio escola
Local: Escola Edimar Martins – Caio Prado
Público alvo: comunidade escolar
Iniciativa: Área de Ciências Humanas
Apoio: Núcleo Gestor
Período: experimental (uma semana por mês, no horário do intervalo).



APRESENTAÇÃO

A Rádio Escolar é uma excelente ferramenta para promoção do protagonismo juvenil. Contribui para enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação.
No contexto da Escola Edimar Martins será um importante espaço de interação e participação no processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar, onde os nossos jovens terão a oportunidade de mostrar seus talentos e expressar suas ideias. Além disso, será um ambiente de aprendizado, onde seus participantes poderão vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita e trabalho em equipe, contribuindo assim para a formação cultural, o domínio da comunicação oral e o desenvolvimento da autonomia individual.
O programa deverá ser produzido atendendo a aspectos de pluralidade cultural. O formato do programa deverá observar o tempo de duração, o caráter educativo, o entretenimento saudável e o publico alvo. Isto não quer dizer que os programas devam ser todos iguais, seguindo um padrão comum e com um gênero preestabelecido. A proposta é criar uma grade de programação rica em diversidade, porém adequada aos ouvintes.

JUSTIFICATIVA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - refletindo, até certo ponto, o pensamento de grandes pensadores nacionais - declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informação e, consequentemente, estejam melhor preparadas para atuarem de forma mais responsável com a vida em sociedade.
Por sua vez, o Ministério da Educação reconhece o surgimento de um novo campo - o da Educomunicação - e o de um novo profissional - o Educomunicador - que atua na formação de ecossistemas comunicacionais, promotores do bom uso das mídias.
Uma escola cidadã sabe, por consequência, que educação resulta de investimento permanente na formação de seu quadro profissional. Reconhece, por conseguinte, que os resultados esperados não são imediatos, afinal, está reformulando uma pedagogia sedimentada durante décadas.

OBJETIVOS

·         Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de uma escola realmente cidadã;
·         Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional realizado na Escola Edimar Martins;
·         Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
·         Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
·         Reconhecer os jovens como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;
·         Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;

·         Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

             METODOLOGIA

A produção de um Programa de Rádio Escolar é um processo que requer participação, colaboração, organização e pesquisa de todos os envolvidos nas equipes. Da concepção do programa, passando pela produção até a apresentação é preciso cumprir várias etapas:
1. Reunião de pauta
2. Divisão de tarefas
3. Pesquisa e edição do conteúdo colhido
4. Apresentação do programa
Desenvolver atividades de produções radiofônicas é trabalho de equipe. Assim, a equipe de composição da Rádio será formada por locutores, operador de som ou sonoplasta, repórteres e produtor; devendo cada componente realizar uma atividade especifica.
A duração do programa é de vinte minutos, especificamente, das 15h 30min às 15:50min, no intervalo da escola.
O gênero do programa poderá ser variável, já que pretende atender às sugestões dos alunos no decorrer do processo de produção. Mas, inicialmente, o programa obedecerá ao padrão:
• VARIEDADES
Através das músicas será possível criar um ambiente de descontração e ao mesmo tempo informar ao ouvinte enquanto cumpre seu papel de prestação de serviço. Como a programação musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso estar atento ao gosto dos alunos. 

RECURSOS MATERIAIS:

Para a instalação da rádio na escola serão necessários alguns equipamentos que possibilitarão a organização de uma estrutura, a saber:
- 5 Caixas para distribuição de áudio no espaço escolar;
- 1 mesa de som STEREO 6 canais - Sugestão
- 1 computador Lap Top (Configuração sugerida mínimo 512 de memória Ram /3 Giga Hertz/ Petium 4)
- 2 microfones modelo SM 58 (fio) - Sugestão
- 1 pedestal de mesa modelo girafa - Sugestão
- 1 gravador digital - Sugestão
- 1 Headphone - Sugestão
- 1 Cabo P2> P10 (Stereo) - preferencialmente blindado (ligar computador a mesa de som )
- 1 cabo P10 > P10 metros - (ligar caixas acústicas e mesa de som )
- 1 cabo P10 > P10 5 metros - (ligar caixa ativa e passiva)

REFERÊNCIAS

ASSUNPÇÃO, Zeneida A. A rádio na escola: uma prática educativa eficaz. Disponível em: http://www.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/aradioescola-N2- 2001. pdf.

BRASIL. Conteúdo do Módulo do Rádio - Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação - Ciclo Intermediário 2a oferta. Brasilia: SEED, 2008.



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