EEM VEREADORA EDIMAR MARTINS DA
CUNHA
Caio
Prado – Itapiúna - Ceará
PROJETO RÁDIO ESCOLA
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Rádio escola
Local: Escola Edimar Martins – Caio Prado
Público alvo: comunidade escolar
Iniciativa: Área de Ciências Humanas
Apoio: Núcleo Gestor
Período: experimental (uma semana por mês, no horário do
intervalo).
APRESENTAÇÃO
A Rádio Escolar é uma
excelente ferramenta para promoção do protagonismo juvenil. Contribui para
enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento
democrático de comunicação.
No contexto da Escola
Edimar Martins será um importante espaço de interação e participação no
processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar, onde
os nossos jovens terão a oportunidade de mostrar seus talentos e expressar suas
ideias. Além disso, será um ambiente de aprendizado, onde seus participantes
poderão vivenciar experiências de pesquisa, produção escrita e trabalho em
equipe, contribuindo assim para a formação cultural, o domínio da comunicação
oral e o desenvolvimento da autonomia individual.
O programa deverá ser
produzido atendendo a aspectos de pluralidade cultural. O formato do programa
deverá observar o tempo de duração, o caráter educativo, o entretenimento
saudável e o publico alvo. Isto não quer dizer que os programas devam ser todos
iguais, seguindo um padrão comum e com um gênero preestabelecido. A proposta é
criar uma grade de programação rica em diversidade, porém adequada aos ouvintes.
JUSTIFICATIVA
A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Brasileira - refletindo, até certo ponto, o pensamento de
grandes pensadores nacionais - declara que uma escola competente é aquela que
promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação.
É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os
sistemas de produção de informação e, consequentemente, estejam melhor
preparadas para atuarem de forma mais responsável com a vida em sociedade.
Por sua vez, o
Ministério da Educação reconhece o surgimento de um novo campo - o da
Educomunicação - e o de um novo profissional - o Educomunicador - que atua na
formação de ecossistemas comunicacionais, promotores do bom uso das mídias.
Uma
escola cidadã sabe, por consequência, que educação resulta de investimento
permanente na formação de seu quadro profissional. Reconhece, por conseguinte,
que os resultados esperados não são imediatos, afinal, está reformulando uma
pedagogia sedimentada durante décadas.
OBJETIVOS
·
Fazer
do rádio um instrumento para a consolidação de uma escola realmente cidadã;
·
Contribuir
para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para
tornar público o trabalho educacional realizado na Escola Edimar Martins;
·
Evidenciar
através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a
interdisciplinaridade inerente ao Projeto;
·
Desenvolver
habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
·
Reconhecer
os jovens como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação,
em geral ocupados por adultos;
·
Exercitar
a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do
pensamento;
·
Favorecer
a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de
conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.
METODOLOGIA
A produção de um
Programa de Rádio Escolar é um processo que requer participação, colaboração,
organização e pesquisa de todos os envolvidos nas equipes. Da concepção do
programa, passando pela produção até a apresentação é preciso cumprir várias
etapas:
1.
Reunião de pauta
2.
Divisão de tarefas
3.
Pesquisa e edição do conteúdo colhido
4.
Apresentação do programa
Desenvolver atividades de
produções radiofônicas é trabalho de equipe. Assim, a
equipe de composição da Rádio será formada por locutores, operador de som ou
sonoplasta, repórteres e produtor; devendo cada componente realizar uma
atividade especifica.
A duração do programa
é de vinte minutos, especificamente, das 15h 30min às 15:50min, no intervalo da
escola.
O gênero do programa
poderá ser variável, já que pretende atender às sugestões dos alunos no
decorrer do processo de produção. Mas, inicialmente, o programa obedecerá ao
padrão:
•
VARIEDADES
Através das músicas
será possível criar um ambiente de descontração e ao mesmo tempo informar ao
ouvinte enquanto cumpre seu papel de prestação de serviço. Como a programação
musical irá tomar um tempo maior dentro do programa é preciso estar atento ao
gosto dos alunos.
RECURSOS
MATERIAIS:
Para a instalação da
rádio na escola serão necessários alguns equipamentos que possibilitarão a
organização de uma estrutura, a saber:
- 5 Caixas
para distribuição de áudio no espaço escolar;
- 1 mesa
de som STEREO 6 canais - Sugestão
- 1
computador Lap Top (Configuração sugerida mínimo 512 de memória Ram /3 Giga
Hertz/ Petium 4)
- 2
microfones modelo SM 58 (fio) - Sugestão
- 1
pedestal de mesa modelo girafa - Sugestão
- 1
gravador digital - Sugestão
- 1
Headphone - Sugestão
- 1 Cabo
P2> P10 (Stereo) - preferencialmente blindado (ligar computador a mesa de
som )
- 1 cabo
P10 > P10 metros - (ligar caixas acústicas e mesa de som )
- 1 cabo
P10 > P10 5 metros - (ligar caixa ativa e passiva)
REFERÊNCIAS
ASSUNPÇÃO,
Zeneida A. A rádio na escola: uma prática educativa eficaz. Disponível em: http://www.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/aradioescola-N2-
2001. pdf.
BRASIL.
Conteúdo do Módulo do Rádio - Curso de Formação Continuada em Mídias na
Educação - Ciclo Intermediário 2a oferta. Brasilia: SEED, 2008.
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