terça-feira, 24 de março de 2015

PROJETO GERAÇÃO DA PAZ

E.E.M. VEREADORA EDIMAR MARTINS DA CUNHA.



PLANO ANUAL PARA O PROGRAMA: GERAÇÃO DA PAZ
“A chave para a paz mundial externa é a paz interior, baseada no respeito mútuo, na compaixão e no amor” (Dalai Lama).

INTRODUÇÃO
A paz é fruto da justiça e das escolhas que fazemos a cada dia. Quando se fala em paz, vem de imediato a ideia da necessidade do término de conflitos entre as nações, entre raças e classes sociais, do fim da violência social e familiar, o fim da miséria, da fome, das injustiças e de todo o tipo de sofrimento humano.
A paz é a ausência de tudo isso e muito mais. Ela também pode está nos atos positivos que fazemos a cada instante, seja na escola, quando decidimos desenvolver em potencial nossas habilidades, em casa, quando absolvemos os valores de nossos pais, nas igrejas, quando aprendemos ouvir a voz do nosso coração através de Deus e no meio social, quando exercemos por excelência nossa cidadania. E quando tudo isso acontece, nossa compreensão de mundo, nossa sensibilidade em relação as causas sociais, ambientais e étnicas, fazem mais sentido.
          Sempre se precisou falar de paz. Sempre se buscou a paz, mas nem sempre foi possível vive-la, concretizá-la. Muitos usaram da violência em prol de uma paz que nunca seria possível. Pois, ela só acontece quando há amor, compreensão, o respeito às diferenças e principalmente o desejo do perdão. A paz não é um sentimento ou um estado de condição inalcançável. Ela também está nas pequenas e significantes ações que fazemos, não apenas em casa, na comunidade, mas, principalmente na escola que é a nossa segunda casa. E o programa GERAÇÃO DA PAZ vem exatamente propiciar essa busca, essa vivência, esse estado não apenas de desejo, mas de realização.
          É com esse espírito de renovação, colaboração e fraternidade que a sala de mulitimeios em parceria com o laboratório de informática, os professores das três áreas do conhecimento, pais e sociedade nos propormos a cultivar e viver muitos valores ao longo de todo esse ano, na certeza de que, cada um de nós pode tentar mudar a cara da nossa rua, do nosso bairro, da nossa escola, através de atitudes positivas em favar não apenas das pessoas que precisam, mas também do meio ambiente e do exercício pleno da nossa cidadania.  



AÇÕES
·
         DEZ MINUTOS DE VALORES HUMANOS– Essa ação será desenvolvida durante todo ano. Todos os dias, antes do professor começar sua aula, deverá expor de forma criativa e participativa um Valor como, por exemplo: AMOR – JUSTIÇA – PERDÃO – VERDADE – SOLIDARIEDADE – GRATIDÃO – AMIZADE – entre outros. Todos os dias serão escolhidos um valor pela equipe responsável, ficando a cargo do professor usar o tipo de metodologia aplicada.

- Início: 23/03/2015
- Local: Em todas as salas
- Responsáveis: Equipe responsável e demais professores
- Justificativa: Conhecer e cultivar os valores no dia a dia na escola e na vida social
- Período: Durante todo ano
- Recursos:Som, data show, telão e CD.


        GINCANA DA PAZ E DA CIDADANIAEssa ação será também desenvolvida durante todo ano, sendo dividida em quatro etapas, a primeira será executada no final do mês de março. Será uma gincana que tem como objetivos: desenvolver ações voltadas para o meio ambiente, cidadania e questões sociais. As turmas do 1º, 2º e 3º anos, serão convidadas a desenvolverem algumas tarefas que estão descrita na gincana que todos terão acesso. No dia do lançamento oficial do projeto geração da paz (no início do mês de abril) serão apresentadas as tarefas que foram executadas além de outras. 

- Início: 17/03/2015
- Local: Na escola e na comunidade local.
- Responsáveis: Professores, alunos, pais e gestores.
- Justificativa: Vivenciar várias ações voltadas para a cidadania e a paz.
-Período: Março a dezembro de 2015
- Recursos: Vários: Papel ofício, papel madeira, cola, TNT, EVA, Cola quente, Pano para faixa, entre outros.

·         MULTIRÃO DA SOLIDARIEDADE– Essa ação terá como objetivo principal a coleta de alimentos tendo em vista a doação das mesmas a famílias carentes da região. Durante uma semana serão coletados quilos de alimentos não perecíveis, sendo que no último dia útil da semana, todos os alunos e professores irão fazer à entrega dos alimentos as famílias escolhidas.

Início: Segunda semana de Maio
- Local: Escola e comunidade
- Responsáveis: Alunos, professores, gestores e comunidade.
- Justificativa: Ajudar as famílias mais carentes da comunidade.
- Período: Maio de 2015
- Recursos: Apenas humanos



·         ARBORIZAÇÃO DA MINHA SEGUNDA CASA – A ESCOLA– Essa ação faz parte de uma das tarefas contidas na gincana da paz e da cidadania. Todos os alunos do 1º ao 3º ano irão trazer para escola seis mudas de árvores, sendo três de árvores de sombra e três de plantas frutíferas. Cada planta receberá uma placa de identificação e uma equipe responsável irá cuidar durante todo ano da mesma. Toda ação será documentada através de registros escritos e fotografados.

- Início: A partir de 21/03
- Local: Pátio da Escola
- Responsáveis: Alunos
- Justificativa: Arborizar nossa escola, objetivando torna-la mais bonita e saudável.
- Recursos: Plantas, enxada, estrume e outros.

·         ABRAÇOS GRÁTISEssa ação também faz parte de uma das tarefas contidas na gincana da paz e da cidadania. Um grupo de alunos de cada turma irá as ruas, falando e oferecendo “abraços grátis” a todos e a todas que encontrar nas ruas e praças da comunidade. Essa atividade tem como objetivo principal, mostrar o poder do abraço e o carinho que devemos ter com todas as pessoas, principalmente aquelas que apenas vemos e que dificilmente olhamos para elas.

- Início: Final de março
- Local: Na escola e comunidade
- Responsáveis: Equipe organizadora e alunos
- Justificativa: Trabalhar a sensibilidade e o amor ao próximo
- Período: Última semana de março
- Recursos: Muita disponibilidade e amor






·         O DIA “D” DA LIMPEZA DO MEU BAIRRO – As cincos turmas que estão participando do projeto geração da paz, escolherão um dia especial para limpar o seu bairro, ou sua rua. Coletando todo material inorgânico que contribui para a poluição e contaminação da cidade. Toda ação será documentada através de imagens. Os alunos e professores poderão convidar os membros do bairro ou da rua para participar dessa ação.

-Início: Início de junho
- Local: Ruas ou bairros de Caio Prado
- Responsáveis: Professores, alunos e equipe organizadora.
- Justificativa: Contribuir com a limpeza e a saúde da minha cidade.
- Período: Mês de junho
- Recursos: Sacos plásticos, luvas e outros.

·         CONFECÇÃO DE UMA HORTA ECOLÓGICA– Sabemos que a escola pode contribuir muito em relação à valorização do meio ambiente e influenciar na prática de vivências sustentáveis no próprio ambiente. Será sugerido aos alunos envolvidos no projeto, a construção de uma mini-horta ecológica com o plantio de alguns legumes e verduras como: cebolinha, tomate, coentro, alface, pimentão, pimenta de cheiro, entre outras. Para essa ação, ficarão a cargo da escola, os cuidados, recursos e manutenções da mesma.

- Início: Final de agosto de 2015
- Local: Pátio da escola
- Responsáveis: Alunos e professores.
- Justificativa: Colaborar com o cardápio da escola.

- Período: Mês de agosto de 2015
- Recursos:Sementes, madeira, estrume, telhas, pregos, pás e enxadas.





·         RETIRO DA PAZA equipe responsável pelo projeto geração da paz, com apoio de membros das igrejas locais, promoverá um momento de espiritualidade ecumênica na escola, através de palestras, pregações, testemunhos, louvores e muita alegria. Essa ação terá como objetivo principal propor um momento de muita reflexão e alegria sobre a vida e espiritualidade.

- Início: Setembro de 2015
- Local: A escolher
- Responsáveis: Equipe organizadora e convidados especiais.
- Justificativa: Trabalhar a autoestima, espiritualidade e perceber o valor das coisas simples da vida.
- Período: Mês de setembro de 2015
- Recursos: Alimentação, local apropriado, transporte e outros.

·         OLHE EU NA FITA – SOU REPORTER POR UM DIA- Essa ação também faz parte de uma das tarefas contidas na gincana da paz e da cidadania. Os alunos, com auxilio de câmaras digitais e filmadoras, gravarão vídeos, documentários, cenas relacionadas a alguns exemplos de atos positivos observados na escola ou nas ruas que tem a ver com a cidadania, meio ambiente e solidariedade.

- Início: Outubro de 2015
- Local: Escola e demais ambientes da comunidade
- Responsáveis: Os alunos
- Justificativa: Trabalhar de forma inteligente as novas tecnologias da comunicação em prol do bem comum.
- Período: Durante todo mês de Outubro
- Recursos: Câmara de filmar, Data show e outros.

·         TEATRO: A PAZ QUE TANTO PRECISAMOS– Essa ação em forma de apresentação teatral tem como objetivo, mostrar as pessoas que a paz é fruto da justiça social, das escolhas individuais de cada um, e que a paz não significa apenas, ausência de guerra, mas principalmente, os direitos garantidos.

-Início: No dia do lançamento do projeto geração da paz
- Local: Refeitório da escola
-Responsáveis: Alunos, professores e equipe organizadora.
- Justificativa: Mostrar que a paz é fruto da justiça e da solidariedade.
- Período: Primeira semana de Abril.
- Recursos: Várias roupas, adereços, som, cadeiras e mesas, câmara digital e microfones.


·         A DANÇA DA ESPERANÇA – PAZ PELA PAZ – Essa música, paz pela paz, será apresentada em forma de uma coreografia realizada pelos alunos. Na dança, será mostrada que, a paz é responsabilidade de cada um e de todos e que o mal que fazemos a uma pessoa, animal ou planta, estamos ofendendo todo planeta e dificuldade a harmonia no meio social.

- Início: No dia do lançamento do projeto geração da paz
- Local: Refeitório da escola
- Responsáveis: Alunos, professores e equipe organizadora.
- Justificativa: Sensibilizar as pessoas de que precisamos da união de todos em prol da paz mundial.
- Período: Primeira semana de abril.
- Recursos: Roupas adequadas, som, Cd, outros.

·         PALESTRA – O QUE SIGNIFICA A PAZ – Os organizadores do projeto geração da paz, convidará um palestrante (Religiosa ou Religiosa) para falar sobre o tema paz. Na oportunidade, os alunos poderão interagir com o (a) palestrante, através de perguntas, rodas de conversas e até trabalhos em equipes.

- Início: Primeira semana de outubro
-Local: Quadra de esporte da escola
- Responsáveis:Grupo responsável, convidados e núcleo gestor.
- Justificativa: Conhecer novos formadores e se sensibilizar mais ainda sobre a paz.
- Período: Primeira semana de outubro de 2015.
- Recursos: Mesas, cadeiras, toalhas, som, microfone, câmara digital, etc.

·         TELEJORNAL: Essa atividade será realizada por alguns escolhidos pela equipe responsável ou ser realizada por profissionais convidados. Através de um cenário como de um telejornalismo, pessoas irão falar sua opinião sobre diversos temas da atualidade como: drogas, leis, comportamentos, sustentabilidade, educação, família, entre outros. É uma excelente atividade para trabalhar diversas habilidades nos alunos.

- Início: Final de outubro
- Local: Refeitório da escola
- Responsáveis:Organizadores, alunos e professores.
- Justificativa: Desenvolver vários temas relacionados à paz na sociedade.
- Período: Última semana de outubro de 2015.
- Recursos: Vários recursos de multimídias como: TV, câmara digital, caixa de som, microfones, outros.


        UM ATO DE AMOR: VISITAS SOLIDÁRIAS AOS DOENTES: Essa atividade terá como objetivo principal, levar alegria, fé e esperança as pessoas que estão nos hospitais, postos de saúde, escolas e até mesmo nas cadeias. Alunos, professores, convidados e equipe responsável irão levar a palavra de Deus, orações e frases de motivação e fé a várias pessoas que precisam.

- Início: Mês de novembro
- Local: Hospitais, escolas, postos de saúde e cadeias.
- Responsáveis:Professores, alunos, convidados e equipe responsável.
- Justificativa: Ajudar a quem mais precisa, oferecendo palavras de amor e paz.
- Período: Durante o mês de novembro de 2015.
- Recursos: Transporte e alguns brindes como chocolates e bombons.

·         EXCURSÃO DA FÉ – Essa excursão será realizada no final de novembro. Onde alunos, professores e todos que se empenharam nas ações do projeto geração da paz. Na oportunidade, todos terão a chance de passar alguns momentos refletindo sobre a vida e tudo que é importante para termos uma vida mais feliz e harmoniosa. O destino dessa excursão poderá ser: um santuário, um mosteiro na serra ou mesmo um parque nacional protegido por lei, (parque do cocó) excelente para o encontro com Deus, à natureza e consigo mesmo.

- Início:Final de novembro
- Local: A escolher
- Responsável: Crede 08, escola e demais organizadores.
- Justificativa: Confraternizarmos-nos e refletir sobre o poder da paz em nossa vida.
- Período: Final de novembro de 2015.
- Recursos: Transporte e alimentação










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário